Interventores

Em setembro de 2016 o Hospital Lindouro Avelar / Santa Casa de Lagoa Santa, que estava fechado sob Intervenção Judicial por Ação Civil Pública, foi reaberto por uma Comissão Interventora nomeada pelo juízo, com a presidência exercida pelo advogado Dr. Paulo Pacheco de Medeiros Neto, auxiliado pelo economista Dr. Luiz Fernando Barreto Perez.

Primeiramente, o Hospital foi reaberto apenas para dar suporte com leitos de retaguarda para Internação, ficando o tratamento de Urgência e Emergência a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, através do PAM – Pronto Atendimento Municipal.

Deste a sua reabertura, o custeio do Hospital sempre foi mantido, em sua maior parte, pelo Poder Público Municipal, uma vez que o Estado não vinha cumprindo com seus repasses e o Governo Federal assumia apenas 5% deste custeio.

Em janeiro de 2017 o município de Lagoa Santa entendeu por bem que, o PAM deveria ser transferido para o Hospital, unificando a prestação de todos os serviços hospitalares em um só local sob o custeio da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa.
Também por determinação judicial, desde setembro de 2016, presta atendimento exclusivamente aos pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde, mesmo sendo uma entidade Privada e Filantrópica (sem fins lucrativos).

Desta forma, o Município manteve o funcionamento do Hospital com investimentos na ordem de R$13.500.000,00 (treze milhões e quinhentos mil reais) ao ano.

Diante da crise pela qual passa todo o país, e esta realidade não é diferente para o Município de Lagoa Santa, que atualmente convive com um déficit de R$28.700.000,00 (vinte e oito milhões e setecentos mil reais) por falta de repasse do Estado, somado ao fato que um Hospital de pequeno porte (44 leitos), de média e baixa complexidades não consegue se auto sustentar com serviços prestados única e exclusivamente aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde.

A Comissão Interventora, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, entendendo que seria necessário que o Hospital buscasse recursos de outras fontes, ou seja, de clientes particulares e operadoras de planos de saúde, solicitaram ao juízo que suspendesse a exigência de prestação de serviços exclusivos aos usuários SUS. Com aval do júizo, mudou-se tal status, passando a ofertar serviços de saúde tanto públicos, quanto privados.

Sendo assim, cria-se um caminho em busca da auto sustentabilidade, para que o hospital continue a prestar serviços de qualidade aos munícipes de Lagoa Santa, obedecendo a proporção de atendimento de 70% aos usuários do SUS e 30% aos usuários de operadoras de planos de saúde e clientes particulares.

Com isso, o Hospital Lindouro Avelar, vem se preparando a vários meses para atender a um novo público, oriundo de operadoras de Planos de Saúde e clientes particulares. Isto sem descuidar de seu maior público, que é o usuário do SUS.
Foram divididos os leitos na proporção
70% SUS e 30% Privado, e iniciadas as negociações com Operadoras de Plano de Saúde para firmar contrato de credenciamento, o que deve ocorrer nos próximos 60 dias.

Apesar de todo este histórico, durante o ano de 2018, o hospital, juntamente com a Prefeitura, conseguiu realizar investimentos, trazendo diversas melhorias ao atendimento à População de Lagoa Santa.

Estes investimentos foram realizados no Bloco Cirúrgico, com a aquisição de 2 Carrinhos de Anestesia de última geração, pois o hospital só tinha um e mesmo assim na forma de locação, colocando em risco o atendimento aos pacientes que necessitassem de cirurgia.

Foi também adquirido um Arco Cirúrgico de ultima geração, possibilitando aos ortopedistas realizarem cirurgias mais complexas e com menos riscos, uma vez que o aparelho que existia era ultrapassado e passível de inúmeras manutenções.
Outra aquisição foi um sistema de impressão e armazenamento de exames de raios X, sendo que o existente pertencia a terceiros o que onerava em muito o custo do exame.

Foi introduzido, no Hospital Lindouro Avelar, um Serviço de Engenharia Clínica, serviço este antes inexistente, para avaliar, acompanhar e registrar todos os eventos adversos com equipamentos, bem como, acompanhamento periódico de sua manutenção e registro de toda sua vida útil.

Investimentos também foram feitos no Sistema de Informação, o que levou à implantação do sistema GESTHOS, mais confiável e de alta performance, possibilitando à equipe multiprofissional, maior acerto e confiabilidade nas informações, quer sejam da assistência ou de ordem administrativa.

Foram feitas reestruturações em todo corpo funcional do Hospital, visando uma maior adequação do quadro de pessoal, bem como uma melhor alocação de recursos humanos, objetivando melhorias na qualidade assistencial.

Do ponto de vista da melhoria assistencial, foi contratado uma empresa com expertise em treinamento comportamental, para capacitar toda a equipe multiprofissional no que tange a ofertar um melhor acolhimento e atendimento aos usuários que procuram o Hospital Lindouro Avelar para solução de seus problemas de saúde.


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